quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Magia Elemental - Ar


Sem ar, nosso planeta seria um globo sem vida.  Nenhuma forma de vida conhecida poderia existir sem a combinação de gases com que nosso é felizmente abastecido.  Apesar de invisível, o ar é uma parte essencial da vida.  Não é apenas necessário para a continuidade da vida, mas afeta também nossas vidas de modos normalmente dramáticos.  Por ser invisível e mesmo assim tão poderoso, tem sido utilizado em magia por eras, e também encontrou seu espaço - por meio dos ventos - no folclore e na mitologia de povos por todo o mundo.  Os encantamentos e técnicas aqui oferecidos utilizam o poder do Ar elemental, mais bem visualizado na forma de uma forte rajada de vento.
 Muitos dos encantamentos requerem vento, ou ao menos uma brisa, e inclusive encantamentos para controlar os ventos.  UM ALERTA: a magia do Ar é imprevisível, como os próprios ventos. 

OS VENTOS
Por séculos os povos acreditavam que houvesse quatro tipos de ventos, correspondentes às quatro direções ou quartos da Terra.  São eles o vento norte, leste, sul e oeste.  Cada um possui suas próprias virtudes mágicas, e determinados encantamentos são mais eficazes se praticados durante certos ventos.  Pode parecer desnecessariamente complicado, mas não é assim.  Checar a direção dos ventos durante a prática de magia não é mais difícil do que checar as fases da lua, se bem que "fase" do vento não dura tanto.  O melhor seria instalar um catavento para determinar os ventos, e assim adequar seus trabalhos de magia ao vento certo.  Naturalmente, se o vento soprou constantemente do norte por toda a manhã, não adianta esperar por um vento oeste.  O sistema existe para nos orientar e auxiliar, e não para controlar nossas ações.  Verifique ou não os ventos de acordo com sua vontade.  Os quatro ventos estão, ao menos superficialmente, relacionados aos elementos , e isso pode ser levado em consideração, se não esquecermos  que cada um deles possui seus próprios poderes peculiares.  UM LEMBRETE IMPORTANTE: ao citarmos, digamos, o vento norte, nos referimos ao vento que sopra do norte e não para o norte.


VENTO NORTE
O vento norte é o vento da Morte - mas não necessariamente da morte física.  Estes são os domínios da eterna lei universal - mudança.  "Morte" aqui se refere à eliminação de negatividade.  O vento norte é frio (em termos de magia), soprando da direção do inverno e das neves profundas sobre as terras.  É "seco" ou infértil, abrindo assim caminho para encantamentos de destruição.  Como utilizá-lo?  Se estiver deprimido, ansioso, com inveja, com ciúmes, raiva, e o vento estiver soprando do norte, encare-o de frente e ele o livrará de tais coisas.  Se deseja romper com um hábito ruim, pratique algum encantamento dessa natureza enquanto o vento norte estiver soprando, para aumentar o poder.  Se por um lado o vento norte é frio, ligado à noite, à morte e as neves profundas, também o vento do elemento Terra, e portanto compartilha de algumas de suas características.  Mas o vento, por ser seco, não favorece a magia da fertilidade e prosperidade, enquanto a magia de cura é bastante favorecida pelo vento norte.  Sua cor é o preto da meia-noite.
VENTO LESTE
O vento que sopra do leste é o vento do frescor, da vida renovada, da força, do poder e do intelecto.  É um vento tépido e revigorante que sopra do ponto de onde surgem o sol, a lua e as estrelas.  Portanto, este é o vento que envolve novos reinícios, os novos fenômenos que surgem a partir do trabalho do vento norte.  O calor provém do sol, e da centelha da criação.  Os encantamentos mais bem utilizados durante o vento leste são aqueles relacionados a melhorias dramáticas, mudanças para melhor, especialmente em comportamento.  Também são encantamentos do velho leste aqueles que envolvem a mente e os que envolvem o elemento do Ar, ao qual ele está magicamente relacionado.  Não se aconselha praticar encantamentos de amor durante um vento oriental, a não ser que se deseje um amor muito intelectual.  Mas talvez não há nada de errado nisso!  Uma vez que o leste é a direção do nascer do sol e da luz, a cor é o branco.

VENTO SUL
Quanto mais ao sul se viaja, mais quente é o clima - neste lado do Equador, pelo menos*.  Por esta razão, o vento sul é quente e fogoso.  Simbolicamente, ele rege o meio-dia, quando o sul (ou o sol) esta no ponto mais alto do céu, num período de intensa luz e calor. Por ser associado ao elemento do fogo, a magia do vento sul lida com as mesmas coisas.  Esse vento, no entanto, pode ser utilizado para qualquer tipo de magia.  É um bom período para lançar encantamentos.  Uma vez que este é um vento forte e quente, encantamentos lançados com ele recebem dose extra de poder.  É sempre excitante e intrigante lidar com o vento sul!  Acautele-se, entretanto, pois o fogo - mesmo o fogo diluído do vento sul - pode ser perigoso.  Como sabemos, o fogo pode queimar.  A cor do vento sul é o amarelo, o amarelo sol ao meio-dia.

VENTO OESTE
O vento oeste é aquele que sopra frio e úmido.  Pode carregar um pouco de chuva ou névoa enquanto sopra sobre a terra.  É uma força fértil e amorosa, gentil e persuasiva.  Simbolicamente, rege o poente, quando tudo está parado; o dia e a noite se misturam numa paisagem mágica de cores mudas e brisas frescas.  O pôr-do-sol, assim como o nascer do sol, é um período excelente para praticar magia - principalmente se o vento correto estiver soprando.  A magia da água - amor, cura, fertilidade etc. - é excelente para o vento oeste, pois acrescenta suas próprias forças e energias àquela área. Especialmente para encantamentos envolvendo limpeza ou rituais puramente religiosos, o vento oeste é um alívio bem vindo após as brisas secas e quentes do sul.  O vento oeste é azul como o céu pouco antes de as luzes sumirem.

INVOCANDO OS QUATRO VENTOS
Muitos encantamentos e rituais podem ser precedidos por uma invocação dos ventos.  Isto se aplica especialmente se você está sempre trabalhando com eles.  A ideia de invocar ou chamar os ventos é muito antiga, remontando no mínimo à Grécia Clássica e certamente antes.  Não é apenas a convocação de seus poderes (todos os quatro ventos para auxiliar em seu encantamento), mas é também um anúncio geral de suas intenções.  Isto ocorre, com efeito, a todo mundo.  Reunir os poderes dos ventos e pedir auxílio é um excelente meio de iniciar um encantamento.  A técnica?  Uma vez que tenha reunido tudo do que precisa para o encantamento no local onde o realizará (de preferência ao ar livre), volte-se para o norte e diga algo parecido ao que se segue:
VENTOS DO NORTE!  FORTES E PODEROSOS!  AUXILIEM-ME EM MEU TRABALHO DE MAGIA!
Vire-se para o leste e diga:
VENTOS DO LESTE! FASCINANTES E BRILHANTES!  AUXILIEM-ME EM MEU TRABALHO DE MAGIA!
De frente para o sul, diga:
VENTOS DO SUL!  FOGOSOS E RADIANTES!  AUXILIEM-ME EM MEU TRABALHO DE MAGIA!
Dirija-se então ao oeste e diga:
VENTOS DO OESTE!  SUAVES E ESPERANÇOSOS!  AUXILIEM-ME EM MEU TRABALHO DE MAGIA!
Siga em frente com o encantamento, seguro de que os antigos poderes dos quatro ventos estão auxiliando-o em sua magia.
(Extraído do livro Magia Natural, rituais e encantamentos da tradição mágica. Scott Cunningham).










2 comentários:

  1. Adorei este blog. É um blog repleto de conteúdo interessante. Já estou a seguir.

    Bem haja,
    Rosicler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda a Morada Rosicler, fico feliz que tenha gostado, é com muita responsabilidade e amor que mantenho este espaço aberto a pessoas como você que amam a Arte da Grande Mãe e a magia em geral, e ainda para nos conhecermos e unirmos em paz, conhecimento e harmonia. Um grande beijo.

      Lana de Asgard.

      Excluir

Olá, quero saber o que você pensa, deixe seu comentário!