segunda-feira, 30 de abril de 2012

SABBAT BELTANE



É comemorado no dia 31 de outubro no hemisfério sul e no dia 1° de maio no hemisfério norte. Este sabá marca a união da Deusa com Deus e é o sabá da plena fertilidade. O início de Beltane se dá quando acende-se a fogueira sagrada, para que desta forma o Verão possa ser iluminado. Entre os primeiros Pagãos era costume pular a fogueira para se livrar das doenças e energias negativas e esta Tradição continua até hoje entre nós. Em Beltane comemora-se o amor que dá força a tudo, pois este Sabá representa a ocasião em que o Deus Cornífero se torna amante da Grande Deusa e os dois se unem sexualmente para simbolizar a fecundidade da Terra. 
Nesta data todos os Wiccanos se planejam e pedem aos Deuses para auxiliá-los nas novas oportunidades que surgirem. É a data para pedir êxito e realização profissional. Os incensos usados na celebração de Beltane são os de olíbano, rosa e jasmim. As velas que deverão ser acesas são as de cor verde, para simbolizar o auge da Primavera. Os cristais que são distribuídos no altar e no local são os de cor verde e laranja como a esmeralda, safira, quartzo verde e topázio laranja. Os alimentos tradicionais de Beltane são as saladas de ervas e bolos de cereais. As bebidas que devem ser servidas são o vinho tinto, sucos de uva e de laranja. As frutas sagradas deste Sabá são todas aquelas de cor vermelha.
( Extraído do livro Wicca: ritos e mistérios da bruxaria moderna. Claudiney Prieto.)


MAYPOLE
O mastro de maio

May Pole vem do Inglês e quer dizer Mastro de Maio. 
O May pole é um tronco que é utilizado em Beltane, no qual se prendem fitas coloridas e simbólicas da celebração e realizam danças em torno do mesmo (geralmente mulheres num sentido e homens no oposto), trançando assim as fitas nele. O mastro torna-se um símbolo masculino (o falo) enquanto as fitas o símbolo feminino (vulva), mas também podemos observar  em algumas culturas simbologias paralelas como o hexagrama (Estrela de seis pontas, os dois triângulos que mostra o feminino e masculino unidos). Representa deste modo a união do Deus e da Deusa no auge de Beltane. Durante a dança além da simbologia da mesma os seus praticantes costumam realizar os seus pedidos. Aqui no Brasil, o Mastro de Maypole é erguido em Junho durante as festividades juninas. Olha só que interessante, é uma atividade folclórica muito comum no interior do país. Em São Paulo, as famosas festas juninas exibem muitas fitas coloridas, bandeirolas e tudo mais… Há até a quadrilha, uma dança que celebra o casamento. Tudo isso teve origem nas festividades pagãs que celebram o encontro dos Deuses, sua união e entrega. No sul do Brasil “a dança das fitas” faz parte do folclore local e é feito assim: um pau de fita, cujo mastro é sustentado no centro da dança por um menino. Da ponta do mastro saem pares de fita. Executam as figurações segurando a ponta das suas fitas, dançando, traçando as fitas em torno do mastro central até que a fita acabe. Para participar, você precisa de um mastro que pode ser um galho grande de árvore ou uma árvore mesmo. Fitas coloridas que podem ser numa cor especifica ou na cor do seu elemento. As fitas devem ser presas no mastro e a dança começa, sendo mulheres num sentido e homens no outro… Enquanto dançam, deve-se dizer:

"Beltane, Beltane, 
Beltane que chegou 
É o sabbat da fertilidade 
é o sabbat do amor”.


Significado das fitas:  
Azul – saúde 
Verde – prosperidade 
Amarelo – criatividade 
Branco - harmonia
Vermelho - sexualidade 
Rosa – amor romântico 
Roxo – magia 
Prata – ligação com a Deusa 
Dourado – ligação com o Deus 
Multicolorida – ligação com o Povo das Fadas 
Marrom e preto- concretização de objetivos 
Laranja – energia
( Extraído e adaptado do site  A casa do mago, por: Marco Antonio.)



RITUAL DE BELTANE

O Sabbat Beltane dos Bruxos começa oficialmente ao nascer da lua da Véspera de 1o de Maio (ou de Novembro, no hemisfério sul), sendo tradicionalmente realizado no alto de uma montanha onde são acesas as imensas fogueiras de Beltane para iluminar o caminho para o verão e aumentar a fertilidade nos animais, nas sementes e nas casas. (Antigamente as grandes fogueiras da Irlanda, que simbolizavam o Deus Sol doador de vida, eram acesas com a centelha de uma pederneira ou pela fricção de duas varetas.)
Se você planeja festejar Beltane em ambiente fechado, deverá acender o fogo em um local apropriado. Certifique-se de colocar um galho ou ramo de sorveira sobre o fogo para reverenciar os espíritos guardiães de sua casa e sua família, trazendo boa sorte para a casa e mantendo afastados os fantasmas, duendes e fadas malévolos. Se você não tiver lugar apropriado, poderá acender 13 velas verdes-escuras para simbolizar a fogueira de Beltane.
Vista-se com cores brilhantes da Primavera (a não ser que prefira trabalhar sem roupa) e use muitas flores coloridas e de odor forte nos cabelos. Antes de vestir-se para a cerimônia, medite e banhe-se à luz de velas com ervas para limpar seu corpo e sua alma de quaisquer impurezas ou energias negativas.
Comece traçando um círculo de 3m de diâmetro e monte um altar no centro, voltado para o leste. No topo do altar, coloque duas estatuetas para representar a Deusa da Fertilidade e Seu consorte, o Deus Cornífero. Ao lado de cada uma delas, um incensório contendo olíbano e selo-de-salomão. No lado direito do altar, coloque um punhal consagrado e um cálice cheio de vinho. Acenda 13 velas verdes-escuras em torno do círculo.
Prepare uma coroa de flores do campo que florescem na Primavera, tais como margaridas, prímulas, primaveras ou malmequeres, e coloque-a no altar diante dos símbolos da Deusa e do Deus. Pode ser colocado um pequeno mastro decorado (com cerca de 1m de altura) à direita do altar, enfeitado com flores e fitas de cores brilhantes.
Ajoelhe-se diante do altar. Acenda as velas e o incenso. Feche os olhos, concentre-se na imagem divina da Deusa e do Deus, e diga: EM HONRA à DEUSA E AO DEUS CORNÍFERO, E SOB A SUA PROTEÇÃO, INICIA-SE AGORA ESTE RITUAL DO SABBAT.
Abra os olhos. Pegue o punhal que está no altar, cumprimente com ele o leste, e diga: OH, DEUSA DE TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES, A TI EU CONSAGRO ESTE CÍRCULO. Segure o punhal em saudação na direção sul e diga: ABENÇOADA SEJA A VIRGEM DA PRIMAVERA, PARA ELA EU CANTO ESTA PRECE DE AMOR. ELA TORNA VERDE AS FLORESTAS E OS PRADOS, OH, DEUSA DA NATUREZA, ELA REINA SUPREMA.
Segure o seu punhal em saudação ao oeste, e diga: OLÍBANO E SELO-DE-SALOMÃO, GRAÇAS A ELA QUE FAZ GIRAR A RODA!
Segure o punhal e saúde o norte, dizendo: ABENÇOADO SEJA O SENHOR DA PRIMAVERA, PARA ELE EU CANTO A PRECE DO AMOR. DEUS DIVINO DAS TREVAS, DEUS DIVINO DA LUZ, ESTA NOITE EU CELEBRO OS SEUS PODERES FERTILIZANTES.
Coloque o punhal de volta no altar. Pegue a coroa de flores do campo e coloque-a no alto de sua cabeça. Quando esse ritual é realizado por um Coven, o costume é que o Alto Sacerdote a coloque sobre a cabeça da Alta Sacerdotisa. Ajoelhe-se diante do altar, olhando para as imagens das deidaASAM A MINHA PRECE: QUE O CÉU E O MAR PERMANEÇAM LIMPOS, QUE A TERRA SEJA FÉRTIL E VERDE. ESPÍRITOS DO FOGO, ESPÍRITOS DA MãE TERRA, QUE O MUNDO SEJA ABENÇOADO COM PAZ, AMOR E ALEGRIA.
Pegue o cálice de vinho e levante-o com o braço esticado, e, enquanto derrama algumas gotas no chão, como libação à Deusa e ao Deus, feche os olhos e diga: QUEIMEM OS FOGOS SAGRADOS DE BELTANE, ILUMINEM O CAMINHO PARA O RETORNO DO SOL. AS TREVAS DO INVERNO DEVEM AGORA TERMINAR, A GRANDE RODA DA VIDA GIROU NOVAMENTE. QUE ASSIM SEJA.
Beba o resto do vinho do cálice e, então, coloque-o de volta no altar. Apague as velas, mas deixe que o incenso termine de queimar. O ritual está agora completo, devendo ser seguido de um banquete, de cantos e danças na direção do movimento do sol em torno da fogueira de Beltane ou do mastro decorado para simbolizar a união divina da Deusa com o Deus.

Fonte: 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich 
(Ritual extraído do site Círculo Sagrado).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, quero saber o que você pensa, deixe seu comentário!