sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SABBAT LAMMAS

O INÍCIO DAS COLHEITAS

     O Sabbat de Lammas, também conhecido como Lughnasadh, é comemorado no dia 2 de fevereiro no hemisfério sul e no dia 1° de agosto no hemisfério norte.    Este Sabbat marca o início do período das colheitas e é o momento onde todos os bruxos agradecem por tudo de bom que tem sido proporcionado.
   Este Sabbat representa o fim do Verão e da velhice do Deus Cornífero.    Era a festa agrícola, onde os pagãos agradeciam pelas primeiras colheitas.    Este Sabbat é consagrado a Lugh, Deus celta do Sol.    Nesta data agradecemos por tudo que colhemos de bom e pedimos que os Deuses continuem nos presenteando com coisas positivas.    Lammas quer dizer " A massa de Lugh", pois nesta época se colhiam os primeiros grãos e faziam-se pães que eram divididos entre todos.    
    É a festa do pão e dos grãos e por isso tradicionalmente eles são colocados nos altares simbolizando assim, a continuação da fartura e prosperidade em nossas vidas.    Os incensos usados nas celebrações de Lammas são aloés, a rosa e o sândalo.    As velas que deveram ser acesas são as de cor amarela, laranja ou dourada para simbolizar o sol em seu apogeu.    Os cristais que são colocados sobre o altar e no local da celebração são os de cor amarela como o citrino, peridoto e o topázio.    Os alimentos tradicionais de Lammas são os pães, nozes, maçãs, milhos e comidas feitas com grãos em geral.    As bebidas que devem ser servidas são a cerveja, chá de camomila, olmo e suco de frutas cítricas.    As frutas sagradas deste Sabbat são o melão, a laranja, o limão, a tangerina, as bananas e o abacaxi.    A confecção de bonecas de milho  (pequenas figuras feitas com palha trançada) é um antigo costume pagão realizado por muitos bruxos modernos como parte do rito.    As bonecas (ou bebês da colheita, como são chamadas algumas vezes) são colocadas no altar para simbolizar a Deusa Mãe da Colheita.    É costume, em cada Lammas, fazer (ou comprar) uma nova boneca de milho e queimar no caldeirão ou fogueira a anterior (do ano passado) para dar boa sorte. 

    Traga para sua vida a beleza e magnitude da magia, celebre a vida e os Deuses, celebre a magia dentro de si de espaço para seu Eu Superior aflorar-se, você também é Deusa, você também é Deus, abençoados sejamos todos nós...
   
( Extraído e adaptado do livro Wicca: rituais e mistérios da bruxaria moderna - Claudiney Prieto )

O RITUAL DE LAMMAS

Material necessário:

Ramos de trigo
Pães de vários tipos
Taça com vinho
Velas amarelas
Frutas como melão, bananas e abacaxi
Incenso de sândalo
Caldeirão
Álcool
Papéis com pedidos escritos
Bastão

Procedimento:

Coloque o Caldeirão ao centro do local onde você vai realizar o rito. Espalhe as velas por todo o cômodo.
Coloque as frutas, os pães, os ramos de trigo e algumas velas sobre o altar. Acenda os incensos e consagre o círculo mágico de forma usual. Despeje o álcool no interior do caldeirão e acenda-o, então diga:

"Que neste dia sagrado, onde Lugh é homenageado os meus (nossos) anseios e desejos se realizem"

Pegue o Bastão, toque o chão e depois eleve-o aos céus girando no sentido horário dizendo:

"Que as sementes germinem, que o solo se fortaleça e torne-se fértil. Que a vida seja festejada e louvada pelo nome de Lugh, o Deus Sol, o iluminado e encantado"

Comece à girar o bastão em torno do caldeirão no sentido horário, com o papel dos pedidos em sua mão. Mentalize a concretização dos seus objetivos e acredite que todos os pedidos que foram escritos no papel se realizarão. Se mais pessoas estiverem presentes, peça para que façam o mesmo.
Quando sentir que sua consciência encontra-se alterada e que seu interior brota um profundo entusiasmo, jogue os papéis com os pedidos no caldeirão, dizendo:

"Nesse fogo, possam meus desejos se elevarem. O fogo é símbolo da transmutação e da purificação. Que através de seu poder tudo em minha (nossa) vida seja ativado para o meu (nosso) bem e de todos da Terra!"

Olhe profundamente no fogo que arde no caldeirão, mentalizando com profundidade tudo aquilo que você quer.
Pegue a taça com o vinho e eleve-a ao céu, dizendo:

"Oh, poderoso Lugh, que esta libação seja feita em sua homenagem"

Tome um pouco do vinho e derrame-o no chão.
Vá até o Altar, eleve o bastão e toque-o nos pães e frutas. Reparta os pães e divida entre todos os presentes, se houverem. Caso contrário, coma um pouco da alimentação, meditando sobre o significado do ritual.
Desfaça o círculo mágico, agradecendo aos Deuses.

Os ramos de trigo devem ser oferecidos às pessoas queridas, para que sirvam de amuleto. Oriente-as à guarda-los na carteira.

(Ritual extraído do site Caldeirão de Ceridwen,  não foi creditado, mas se não me falhe a memória este ritual foi extraído do livro Wicca, rituais e mistérios da bruxaria moderna. Claudiney Prieto).





           

Um comentário:

  1. Salve! Ave! Viva! Shalom! Namastê! Sempre! Todos os Benditos: Deuses(as), Divindades, Deidades! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, a Todos Vós, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Felizmente! Agradecimentos, Gratidões, Glórias e Graças, a Todos Vós, por todo: bem, positivismos, positividades (luzes, fé), a mim! Sempre! Amém!...

    ResponderExcluir

Olá, quero saber o que você pensa, deixe seu comentário!