quarta-feira, 24 de junho de 2015

MAGIA DE NÓS


A magia de nós tem suas origens há pelo menos 4.000 anos, quando as tabuletas cuneiformes foram confeccionadas no Oriente Próximo, descrevendo vários tipos de magia que envolvem o uso de nós. Apesar de ser conhecida em todas as culturas e provavelmente por todas as eras, a magia de nós está caindo em desuso atualmente e corre o risco de ser completamente esquecida. Por que deveria uma forma de magia global, simples, prática e eficaz ser esquecida?
Provavelmente pelo simples fato de ser simples e prática. Na maioria das vezes a magia tem sido adornada em rituais que beiram o absurdo: algo muito simples era desdenhado por aqueles que aprenderam rituais pomposos e estilizados. A magia de nós ainda é tão poderosa quanto em 2000 a.C. e ainda pode ser utilizada hoje em dia com bons resultados. Há muitos "remanescentes" da magia de nós na cultura contemporânea. Um dos focos de "remanescências"é o folclore, num costume ou superstição praticado ou lembrado por pessoas que esqueceram suas origens. Por que amarramos um barbante ao redor de um dedo para nos lembrarmos de algo importante, por exemplo? O que exatamente significa a expressão em inglês "he´s bound to do it?" ("Ele esta destinado a isso", ou literalmente, "ele esta amarrado a isso"). Atar um nó dá forma concreta, física, a uma ideia, concepção ou pensamento abstrato. Portanto quando ata um nó ao redor de seu dedo, pensando na coisa que deseja lembrar posteriormente, você está estabelecendo uma conexão em sua mente entre o nó (o físico) e o pensamento de que precisa se lembrar (o mental). Num plano mais mágico, você ata o nó não para se lembrar do assunto, mas para ter certeza de que você irá se lembrar dele. Uma das técnicas da magia de nos e ata-lo, especialmente ao redor da imagem de uma pessoa, literalmente "amarrando" a imagem com um barbante, ou a imagem a um objeto, com a intenção de inibir as ações, os pensamentos da pessoa. "He's bound to do it", ele esta amarrado a este destino, remete-nos a um tempo no qual acreditava-se literalmente nessa expressão - alguem teria que fazer algo porque sua imagem estava amarrada. Difícil de acreditar? Seculos atrás havia muitas leis e estatutos proibindo que imagens fossem amarradas, assim como o uso de nos  em magia. De fato, a certa altura qualquer ornamento torcido ou com nos era considerado pagão e idolatra na Alemanha, enquanto, por outro lado, entalhava-se freqüentemente nos mágicos em igrejas para proteger contra a entrada de magia ou "espíritos" pagão. A historia da magia de nos e sem duvida longa e fascinante, mas as técnicas básicas são ainda mais interessantes. São aqui apresentadas, mas e necessário um lembrete. As ações que você executar durante um encantamento ou trabalho de magia não são tão importantes quanto a necessidade por trás deles. Você deve enviar sua própria energia (por meio da sua emoção) em direção a sua necessidade, ou a magia não surtira nenhum efeito. A magia não e a repetição vazia de palavras e gestos; e uma experiência envolvente, com alta carga emocional, na qual as palavras e gestos são utilizados como pontos focais ou chaves para libertar o poder que todos nos possuímos.

OS BARBANTES

Magia de nos e geralmente praticada com barbantes. Podem ser de qualquer cor, mas há associações especificas com cores. Os barbantes (ou linhas) devem ser de material natural, como lã, a melhor, ou algodão. Evite utilizar barbantes rígidos, ásperos ou sintéticos, como náilon, raiom ou poliéster. Na maioria dos encantamentos, não serão necessários mais que 40 a 60cm de barbante. Entretanto, se forem necessários muitos nos "consomem" muito material. Mantenha seus barbantes mágicos em lugares seguros, para que não sejam utilizados com outras finalidades, o que faria com que recebessem outras vibrações. Se desejar tecer, fiar ou trançar seus próprias mãos, e você pode concentrar-se em sua necessidade enquanto o tece. Tecer e por si só uma arte magica.

ALGUMAS NOTAS SOBRE MAGIA DE NOS

Infelizmente, a grande maioria dos encantamentos com nos que sobreviveu ate hoje e de natureza negativa. Apesar de seu interesse histórico, tais encantamentos com nos não cabem numa discussão desta natureza, pois tal magia não e divina e certamente conduzira seu praticante a destruição. No entanto, há outros métodos e novidades acerca do folclore de nos muito apropriados. E aconselhavel, ao praticar magia de qualquer especie, deixar os cabelos soltos e desembaraçados, se forem longos. O simbolismo e obvio: os nos e tranças podem inibir o poder. Entretanto, ao lançar um encantamento de proteção, cabelos trançados, assim como roupas de tricô ou crochê (suéteres são indicados durante o inverno) são valiosos aliados. Uma rede, pelo mesmo motivo, e altamente protetora. Muitas bruxas e magos do mar possuem uma rede em suas casas. Essas redes não só são adequadas a atmosfera do litoral, como também são muito poderosas. Também, pelo mesmo motivo, são poderosos os enfeites em macramê. Se ao acordar seu cabelo esta embaraçado, costuma-se dizer que os elfos e fadas estiveram brincando com seu cabelo enquanto dormia. Esta associação de elfos e fadas a nos e antiga, e remete a uma era quando a magia era uma ciência. Se por acaso precisar lançar um encantamento de nos, mas não possuir nenhum barbante disponível, ou não puder utilizar os que possui, imite o movimento de apanhar o barbante e dar nele um no, visualizando com firmeza sua necessidade, do mesmo modo que num encantamento normal.  Sera um encantamento tão forte quanto se tivesse um barbante real em suas mãos. E se desejar lembrar-se de algo importante, amarre uma linha ao redor de seu dedo!



(Extraído do livro Magia Natural, rituais e encantamentos da tradição magica de Scott Cunningham).





(Todos os direitos reservados à Nathalie Rodrigues de Alencar Pacheco, seus textos, ideias, projetos,métodos de ensino e forma de execução. Qualquer reprodução idêntica ou similar sem o devido crédito e autorização será penalizado juridicamente sob a acusação de plágio e danos morais).






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, quero saber o que você pensa, deixe seu comentário!